1
jan
2015

Bolo de limão da Rita Lobo

E

u sou apaixonada por livros de receitas. E um dos melhores presentes de natal que já ganhei foi o livro Panelinha, da Rita Lobo. Acho que um dos grandes diferenciais dos livros da Rita é que as receitas funcionam de verdade! Se você seguir à risca as medidas dos ingredientes e o passo a passo não tem erro.

livro_panelinha

 

Esse bolo de limão foi a primeira receira do livro que fiz em casa. E desde então foi amor a primeira mordida! <3 Pense num bolo fofinho, doce e azedinho na medida certa e com uma casquinha crocante por cima deliciosa. Hmmmm…

PARA A MASSA

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
raspas de 2 limões
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.

Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.

Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos.

Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir.

PARA O GLACÊ

Ingredientes
1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado
2/3 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo
Enquanto o bolo esfria, numa tigelinha misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve.

11012285

 

Dica: Quer impressionar os convidados? Uma forma bem bonita pode fazer toda a diferença na apresentação do seu bolo. Vale a pena investir em modelos diferentes do usual.

Façam em casa e me contem o que acharam, ok? Começar o ano com um bolinho reconfortante como esse é tudo de bom!

Beijos,

Manu.

Deixe seu comentário!

Você também pode gostar de algum desses

Bolinho de queijo
Caldo de abóbora da Fabíola
Espaguete ao limão, parmesão e manjericão
Frango aos 4 queijos da Anne

Deixe seu comentário